• Entre os dias 14 de julho e 18 de outubro, o MIS apresenta a exposição Truffaut: um cineasta apaixonado. A mostra revela o rico trabalho deste famoso cineasta francês considerado em todo o mundo como uma das principais figuras da Nouvelle Vague. 

    O MIS será a primeira instituição a receber a exposição, que foi concebida pela Cinemateca Francesa, onde ficou em cartaz de 8 de outubro de 2014 a 1º de fevereiro deste ano.

    Sob curadoria de Serge Toubiana, Truffaut: um cineasta apaixonado foi concebida para homenagear o diretor por ocasião do trigésimo aniversário de sua morte, completado em outubro passado. A exposição apresenta mais de 600 itens, como desenhos, fotos, objetos, livros, revistas e roteiros com anotações, além de trechos de filmes e entrevistas do diretor. Todas as peças foram doadas à Cinemateca Francesa pela família do cineasta. O material, guardado pela família de Truffaut, é incrivelmente rico e reflete a obsessão que ele tinha em guardar tudo. 

    Documentos inéditos, redescobertos recentemente, graças a parentes e colaboradores do cineasta, são apresentados pela primeira vez na exposição. Entre eles estão ensaios dos atores, um croqui de figurino, fotos de cena e acessórios do filme O último metrô/Le Dernier métro (1980). Correspondências, notas manuscritas, cadernos, que projetam não só o universo ficcional de François Truffaut, mas também seu gosto pela literatura. Entre suas obras, estão adaptações literárias, como Jules e Jim e As duas ingleses e o amor/Les Deux Anglaises et le Continent, de Henri-Pierre Roché, e Fahrenheit 451 de Ray Bradbury.

    A exposição no MIS traz um recorte diferente do que foi feito na Cinemateca Francesa. Enquanto na montagem de Paris apresentava a vida e obra de Truffaut em uma ordem cronológica, a montagem paulistana revela Truffaut por meio do cinema. Como em todas as exposições do MIS, o público pode esperar uma expografia especial, com experiências sensoriais em algumas salas.

    De 14 de julho a 18 de outubro de 2015

    Terças a sábados, das 12h às 20h | Domingos e feriados, das 11h às 19h

    Valores: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)

    MIS – Museu da Imagem de do Som

    Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo – SP, Brasil

    Saiba mais.