São Jerônimo

São Jerônimo

       Desde a Idade Média são Jerônimo é considerado o mais sábio e culto dos pais (escritoresAndrea Mantegna - São Jerônimo Penitente no Deserto eclesiásticos dos primeiros séculos) da igreja ocidental. Sua tradução da Bíblia para o latim, a Vulgata, é a oficial da Igreja Católica desde o Concílio de Trento.

Eusébio Jerônimo nasceu na Dalmácia (na atual Croácia), por volta do ano 347, em uma família abastada. Sua educação, iniciada no lar, prosseguiu em Roma, onde estudou gramática, retórica e filosofia. Possivelmente por volta do ano 366, foi batizado pelo papa Libério. Nos anos seguintes, realizou inúmeras viagens pela Europa e sentiu-se profundamente atraído pela vida monástica. Por volta do ano 373, foi para o Oriente e passou algum tempo em Antioquia. Foi então que, após uma crise espiritual, prometeu a si mesmo não voltar a ler nem a possuir literatura pagã.

      Pouco tempo depois, iniciou um período de dois anos como eremita no deserto de Cálcis, em busca de paz interior. Entregue à oração e ao jejum, estudou também grego e hebraico. Como conseqüência do cisma de Antioquia, Jerônimo deixou o deserto e transferiu-se para aquela cidade. Ali foi ordenado e, no ano 382, regressou a Roma como secretário do papa Dâmaso I. Nesse período, iniciou a revisão da versão latina do Antigo Testamento, obra em que trabalharia toda a vida. Após a morte do papa, no ano 385, foi para Belém, na Palestina, onde fundou um mosteiro em que permaneceu mais de trinta anos, até a morte. 

      São Jerônimo desenvolveu uma atividade incessante, consagrada ao aperfeiçoamento da vida monástica e à redação de tratados religiosos. Entre eles cabe destacar seus muitos escritos sobre temas bíblicos e o De viris illustribus (Sobre os homens ilustres), coletânea de biografias de autores cristãos. Também manteve extensa correspondência, em que defende os ideais da vida ascética. Morreu no ano 419 ou 420, em Belém. Em 1295, foi declarado doutor da igreja pelo papa Bonifácio VIII. É festejado em 30 de setembro.

Fonte: http://hyeros.bravehost.com/saojeronimo007.html

Para mais informações, visite:

http://en.wikipedia.org/wiki/Jerome
http://cvc.instituto-camoes.pt/olingua/06/lingua03.html
http://culturageralsaibamais.wordpress.com/2009/08/28/o-leao-de-sao-jeronimo/

Para visualizar nossa galeria de imagens sobre São Jerônimo, clique aqui.