Relatório de Atividades Diretoria 2012

RELATÓRIO DE ATIVIDADES – EXERCÍCIO 2012

ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO

- Manutenção do website da ATPIESP e monitoramento de acessos às páginas do site e matérias do boletim online;

- Postagem do catálogo de associados aos interessados;

- Indicação de tradutores por e-mail e telefone e informações gerais sobre procedimentos do ofício na Sede da secretaria;

- Envio de cartas de esclarecimento a empresas que desrespeitam a regulamentação da profissão e a tabela de emolumentos;

- Elaboração mensal do Ipsis-Litteris On-Line completamente integrado ao site da Associação;

- Elaboração do feed de notícias da ATPIESP;

- Construção e inserção da linha do tempo contando a história da ATPIESP e da Tradução Juramentada;

BENEFÍCIOS E PARCERIAS

- Recebimento, retirada e postagem de documentação de associados residentes no interior e litoral destinada à JUCESP;

- Seguro renovado de acidentes pessoais coletivo (novas adesões a partir de 59 anos);

- Nova parceria: Fisioterapeuta – Luci Yoko Shimizu Ishizaka.

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

- Palestra: “Orientação Jurídica para Tradutores”; advogado Dr. Kiyomori André Galvão Mori, em 24/03/12;

- Workshop: Os Desafios Linguísticos e Culturais Enfrentados pelo Tradutor de Espanhol; María Del Pilar Sacristán Martín, em 28/04/12;

- Curso: A prática da tradução juramentada: o caso do divórcio (francês); Professora Adriana Zavaglia, em 16/06/12;

- Curso: “Legislaçao Italiana – Direito de Familia”; Professor Francesco D`Ippolito, em 18/08/12 e 15/10/12;

- Curso: Terminologia Acadêmica e Históricos Escolares (alemão); Professora Dra Tinka Reichmann, em 06/10/12;

- Curso: Para Entender Petições Iniciais e Contestações (inglês); Professora Luciana Carvalho Fonseca, em 06/11/12.

EVENTOS

- Assembléia Geral em 03/03/12.

- Almoço Dia do Tradutor, Restaurante Floriano, em 30/09/12.

- Almoço de Natal, Restaurante Antonietta, em 08/12/12.

ATIVIDADES INSTITUCIONAIS

- Obtenção do registro da marca e do logotipo da ATPIESP, concedido pelo INPI, através do escritório de advocacia Gusmão & Labrunie;

- Ipsis-Litteris impresso – envio aos associados, mala direita e distribuição em eventos, encontros e congressos;

- Pesquisa de satisfação com os associados sobre a influência do site na indicação de clientes;

- Pesquisa com os tradutores de inglês sobre preferências de temas, data e horário para cursos.

SOLICITAÇÃO DE REAJUSTE DA TABELA DE EMOLUMENTOS

- 22 de novembro de 2011: Publicação da aprovação do reajuste da tabela de emolumentos pelo Plenário da Junta Comercial do Estado de São Paulo e solicitação da ATPIESP para retificação do erro material nos itens 1.2 e 2.1;

- 29 de novembro de 2011: Republicação da tabela de emolumentos com a retificação dos itens 1.2 e 2.1;

- 2 de dezembro de 2011: Ofício enviado à Diretoria de Fiscalização solicitando alteração dos Artigos 5º e 7º e dos itens 4.1, 4.2 e 4.3 do Anexo Único da Deliberação nº 05, de 10 de novembro de 2011;

- Após várias visitas, contatos, reuniões, finalmente, em 19 de junho de 2012, foi aprovada a Deliberação nº 05 onde constam agora todas as alterações solicitadas pela ATPIESP:

“(i) nas versões de um idioma estrangeiro para outro idioma estrangeiro, haja um acréscimo de 50% (cinquenta por cento) aos respectivos emolumentos, prevalecendo-se, portanto, as disposições referentes às cópias e traslados, conforme dispositivos presentes no ato anterior – Deliberação Jucesp n° 04 de 2008;

(ii) para evitar eventuais equívocos, quando da leitura do item 04 do anexo único da atual deliberação, propõe-se a subdivisão: por hora, por quarto de hora subsequente e por serviço prestado fora do horário comercial (acréscimo de 50% do valor original);

(iii) seja mantida a disposição constante do artigo 7° do ato anterior, relativa à convocação de intérprete e não realização do serviço, independente da vontade deste.”

O Anexo Único com estas mudanças foi devidamente publicado no Diário Oficial e consta hoje do site oficial da JUCESP.

- 22 de novembro de 2012: ATPIESP protocolou na JUCESP o requerimento para o reajuste anual da Tabela de Emolumentos. A data corresponde exatamente um ano após a publicação da Ata da Sessão Plenária em 22 de novembro de 2011, que determina “o retorno do assunto, para nova deliberação, após 01 (um) ano contado da data de sua [da ata] publicação”. O cálculo feito pela ATPIESP tem por base a variação de 5,67%, em conformidade com o índice determinado pela JUCESP, i.e., a UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo). O processo encontra-se na Presidência desde 14 de dezembro de 2012 de acordo com a consulta feita online.

ACOMPANHAMENTO PROJETO DE LEI

CANCELAMENTO DO EDITAL DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

JUCESP

- A JUCESP tornou-se uma autarquia, ou seja, uma entidade com capacidade administrativa independente e autônoma economicamente. A lei que criou a autarquia ainda está em fase de regulamentação, sobretudo para a definição de atribuições e cargos que serão ocupados. Os serviços da JUCESP são hoje prestados mediante protocolo, não há mais atendimento telefônico e a ATPIESP se disponibiliza em prestar este serviço aos associados do interior e litoral.

- Com a mudança na Diretoria de Fiscalização, ocorreram algumas alterações para a apresentação de termos de abertura de nossos livros, sendo necessário entregar uma capa-requerimento que deve ser preenchida e protocolada.

- A Diretoria do Serviço de Fiscalização está seguindo à risca a Deliberação nº 04, de 01 de novembro de 2000, para o registro de livros e talonários.