(11) 3159-3636, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h|sedesecretaria@atpiesp.org.br
Você está em:» Procedimentos
Procedimentos

Orientações para realização de procedimentos na Junta Comercial do Estado de São Paulo – JUCESP

É necessária somente se seus dados não estiverem corretos ou completos na relação de tradutores que consta no site da JUCESP. Verifique a relação: http://www.institucional.jucesp.sp.gov.br/downloads/lista_tradutores_e_interpretes.pdf

Em caso de alteração:

  1. Preencher em duas vias a Ficha de Atualização Cadastral que consta no site da Junta;
  2. Pagar os emolumentos devidos ao Estado (DARE – Documento de Arrecadação Estadual);
  3. Dar entrada das duas vias + o comprovante de pagamento do DARE nos guichês de atendimento da JUCESP para protocolo.

Contudo, caso a atualização seja apenas de telefone ou e-mail, o pedido poderá ser efetuado pelo canal Fale Conosco, sem a necessidade de DARE ou formulário. O Fale Conosco da JUCESP pode ser acessado aqui

Para tradutores da capital isentos do pagamento do ISS. A Certidão Negativa deve ser apresentada todos os anos.

  1. Entrar no link: https://duc.prefeitura.sp.gov.br/certidoes/forms_anonimo/frmConsultaEmissaoCertificado.aspx
  2. Clique em ‘Tipo de Certidão’ > Certidão Tributária Mobiliária;
  3. Basta colocar seu CPF e emitir a certidão;
  4. Pagar os emolumentos devidos ao Estado (DARE – Documento de Arrecadação Estadual);
  5. Preencher uma Capa – Requerimento de Tradutor;
  6. Dar entrada da documentação nos guichês de atendimento da JUCESP para protocolo.

Apenas para tradutores do interior e litoral que ainda recolhem o ISS. Os comprovantes devem ser apresentados todos os anos.

  1. Fazer cópias dos comprovantes de recolhimento do ISS;
  2. Pagar os emolumentos devidos ao Estado (DARE – Documento de Arrecadação Estadual);
  3. Preencher uma Capa – Requerimento de Tradutor;
  4. Dar entrada da documentação nos guichês de atendimento da JUCESP para protocolo.

Os emolumentos são cobrados conforme a tabela de custos de procedimentos da JUCESP e constante do site da Junta. O DARE deve ser pago para todos os procedimentos exceto para abertura e encerramento de livros de registro de traduções e de recibos.

Para emitir:

  1. Entre no link: http://www.institucional.jucesp.sp.gov.br/;
  2. Na coluna do lado direito, há uma seção de Acesso Rápido. Clique na primeira opção: DARE;
  3. Selecione a opção Contribuinte/Usuário e acesse como Usuário sem senha (Acessar sem me identificar);
  4. Abrirá uma janela “Sem identificação não será possível acessar algumas funcionalidades do sistema. Deseja continuar?”. Clique em OK;
  5. Já na página de Preenchimento de Débito, clique na aba Demais Receitas;
  6. Selecione:
    Órgão: JUCESP – Junta Comercial do Estado de SP
    Serviço: 3700 – Outros atos em uma via (presencial)
    Clique em OK;
  7. Preencha seus dados no documento que aparecer no valor total de R$ 97,66 e inclua o débito para pagamento.

Os livros devem ser apresentados encadernados, mas não é obrigatório utilizar capa dura. Livros com espiral não serão aceitos. Caso o tradutor tenha alguma dúvida específica, é possível levar as folhas soltas do livro até a JUCESP para verificar e depois mandar encadernar para apresentação e registro.

Desde março de 2017, a Junta Comercial do Estado de São Paulo – JUCESP alterou o procedimento para solicitação de registro e autenticação de livros físicos de leiloeiros e tradutores públicos. É necessário cadastrar-se no sistema de serviços on-line da JUCESP – VRE – Serviços. Após efetuar o cadastro, será possível solicitar o registro dos livros clicando em Livros Tradutores > Solicitar este serviço. Preencha o formulário com seus dados e a inclusão da solicitação. Caso precise incluir mais de um livro para registro, repita a operação e, após isso, confirme a solicitação.

Os tradutores são isentos de pagamento para registro de livros. Portanto, basta imprimir o formulário e dirigir-se à sede da JUCESP com o livro a ser registrado.

É necessário que o tradutor inclua em seus termos de abertura e encerramento todas as informações que constam nos modelos apresentados pela Junta Comercial. Veja nossa seção Modelos.

Desde março de 2017, a Junta Comercial do Estado de São Paulo – JUCESP alterou o procedimento para solicitação de registro e autenticação de livros físicos de leiloeiros e tradutores públicos. É necessário cadastrar-se no sistema de serviços on-line da JUCESP – VRE – Serviços e emitir um formulário de solicitação de registro do(s) livro(s). Consulte o passo a passo aqui.

Você pode consultar o andamento do registro de seu livro ou de outros processos através do VRE – Serviços. Consulte o passo a passo aqui.

As novas carteiras estão disponíveis para emissão pessoalmente, mediante apresentação de documento, carteira anterior e pagamento de um DARE. As carteiras anteriores continuam válidas.

Para o 1º Seminário Estadual JUCESP – Tradutores Públicos, a equipe da Junta Comercial elaborou uma apostila de Direitos e Obrigações dos tradutores, que versa sobre a legislação vigente, a realização de procedimentos na Junta Comercial, a necessidade de seguir a tabela de emolumentos vigente, como fazer denúncias, como solicitar licença, entre outras dúvidas recorrentes. Consulte a apostila aqui.