• | Museu da Língua Portuguesa |  15.08 a 25.10/2015

    A exposição “Caixa de Letras” acontece no Espaço Estação do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, de 15/08 a 25/10, com curadoria do designer gráfico e professor Henrique Nardi e iniciativa dos Colégios Albert Sabin, Vital Brazil e AB Sabin.

    Concebida com o objetivo de disseminar a cultura tipográfica e revelar a importância das letras no cotidiano das pessoas, a mostra proporciona aos visitantes uma experiência única com as escritas que os cercam, levando-os a fazer novas descobertas sobre as tipografias que veem diariamente.

    A exposição apresenta o universo das tipografias a partir de quatro diferentes tipos de escrita: urbana (pichação e escrita vernacular); editorial (fontes utilizadas em jornais, revistas, livros e dicionários); sinalizações (escrita aplicada em placas de sinalização, com destaque para as diferentes fontes usadas ao longo dos anos nas placas da Avenida Paulista); e tipografias antigas (escrita produzida a partir de máquinas de impressão tipográfica e exposição de cartazes impressos com letras de madeira).

    “Tipografia, além de um antigo sistema de impressão, é o nome que damos ao campo que se ocupa da representação gráfica da linguagem. Lidamos com tipografia toda vez que vamos escrever um texto no computador e precisamos escolher sua fonte, tamanho, largura da coluna, entrelinha, etc.” diz Henrique Nardi, designer gráfico.

    A mostra traz uma seleção de 26 tipografias nacionais e internacionais de diferentes typedesigners, seu histórico e exemplos de uso; algumas das fontes mais utilizadas no mundo ocidental, como Helvetica, Times New Roman, Comic Sans e Verdana; jogos interativos; painéis com informações sobre a anatomia das fontes, sua classificação e origem; e exemplos da utilização das letras nas cidades, desde a sinalização até o pixo e os anúncios em supermercados.

    Museu da Língua Portuguesa | Estação da Luz | Centro – São Paulo – SP 

    (11) 3322-0080 | museu@museulp.org.br

    Saiba mais.