• Todos sabemos que não é fácil trabalhar com arquivos FDP, digo, PDF. Eles são gerados pelos programas e meios mais estranhos possíveis, mas no geral podemos dividi-los em dois tipos: arquivos em texto e arquivos em imagem.

    Para converter arquivos PDF em texto em Word, recomento usar o WordFast Online. É preciso cadastrar-se, mas o serviço é gratuito. O endereço é www.freetm.com. Carregue o arquivo PDF, o serviço transformará o arquivo em Word e pedirá que você faça o descarregue para revisá-lo. Descarregue o arquivo e pronto… convertido. Geralmente obtenho resultados ótimos. Para quem nunca usou ferramentas CAT, o website pode ser um bom começo – e o preço é imbatível.

    Para converter arquivos PDF em imagens, isto é, quando o texto é tratado como imagem, é preciso passar o arquivo por um “reconhecedor de caracteres”. Um dos melhores softwares para isso é o ABBYY Finereader. Acontece que eles prestam serviço de conversão online. O custo é de US$ 10 para 200 páginas. Gosto da solução online e acho que ela tem um preço bastante razoável, principalmente por não ter que gastar no software ou atualizações e por ela estar disponível de qualquer lugar. E o mais importante, os resultados geralmente são bastante bons. O endereço é finereader.abbyyonline.com.

    Feliz 2014 a todos!
    Nelson Latterman