• Em uma parceria de diversos consulados e instituições culturais, programação é realizada durante o mês de março em todo o Estado de São Paulo

    São Paulo, março de 2012 – O Dia Internacional da Francofonia é comemorado em 20 de março no mundo inteiro e, entre os dias 14 de março e 8º de abril, uma série de eventos culturais, envolvendo música, cinema, teatro, literatura, exposições e conferências, que ilustram a diversidade francófona, serão promovidos em São Paulo.

    A Francofonia é o conjunto dos locutores da língua francesa, comunidade de países e Governos, que acumula povos diversos vivendo em cinco continentes, ligados de alguma maneira pela língua francesa. Sob este mote, há uma diversa programação. No âmbito musical, há destaques como a francesa “Fiona Monbet”, considerada a melhor violinista do momento aos 21 anos, além do grupo belga “Parfum Latin”, que se apresentam no Bourbon Street Music, no dia 20 de março. Já o SESC Pompéia recebe o MC “Baloji” num show de rap com influências americanas, vindo diretamente do Congo, dia 22. Haverá ainda, show da brasileira, radicada em Québec, “Monica Freire” que se apresenta ao lado “Pape Fall & L´African Salsa”, do Senegal, no dia 23. Após passar pelo SESC Pompéia, as atrações seguem para as unidades de Santo André, Araraquara, Santos, Campinas, São José dos Campos e São Carlos.

    Exposições de artes e fotos também marcam o mês da francofonia. A Pinacoteca do Estado recebe a exposição “Alberto Giacometti: Coleção da Fondation Alberto et Annette Giacometti, Paris” com curadoria de Véronique Wiesinger.  A mostra “Francophonies” que será instalada na Galeria Imago Aliança Francesa, entre os dias 15 de março e 19 de maio, trará 30 fotos em preto & branco, com registros do brasileiro Andrelou Vallarelli em viagens pela Europa e Canadá. E ainda a Galeria L´oeil Aliança Francesa, recebe a exposição “Paysage”, mostra coletiva dos artistas do acervo da Galeria Mezanino, com curadoria de Cecira Armitano e Renato de Cara, a partir do dia 19 de março.

    Cinéfilos também poderão aproveitar a Festa Internacional da Francofonia, com programação intensa de mostras e ciclos. O CCBB recebe entre os dias 14 e 18 de março a “Mostra Lea Pool” que presta homenagem à cineasta suíço-canadense e virá ao evento para bate-papo e debate. Já a Cinemateca Brasileira recebe o “Ciclo François Truffaut” de 14 de março 8º de abril, em homenagem a um dos maiores ícones da história do cinema e um dos fundadores do movimento cinematográfico conhecido como Nouvelle Vague. Os ciclos “Política como ação transformadora”, na Biblioteca Viriato Corrêa, de 16 a 31 de março, e o “Mediterrâneo”, de 20 a 29, na Galeria Olido também fazem parte da programação. Os premiados filmes do cinema quebequense não poderiam ficar de fora: estarão em cartaz no CineSesc, no “Ciclo de Cinema de Québec”, nos dias 20, 21 e 22, e o Cine-Clube Aliança Francesa/Reserva Cultural exibe o longa da Bélgica “Sequestro de um Herói”, após o tradicional café da manhã francês, servido na Reserva Cultural no sábado, 25 de março.

    O teatro não poderia ficar de fora, as atividades vão desde espetáculos como o da Cia Solas de Vento e o convite do SESC para o dramaturgo francês Jean-Pierre Sarrazac, até workshop, conferência e leitura dramática “La Boule d´or”, com direção de Nelson Baskerville.

    Debates de ideias e literatura complementam ainda mais a programação, com atrações que vão de lançamentos de livros, palestras e até concursos com possibilidade de viagem à França e Quebec. A programação ocupa diversos pontos da cidade como: Centro Universitário Maria Antônia, Fundação Getúlio Vargas, PUC-SP, USP, Livraria da Vila, SESC Consolação e Pinacoteca do Estado. A programação completa e detalhada já pode ser visto no site oficial do evento: www.aliancafrancesa.com.br/francophonie

    A francofonia vem ganhando força a cada ano que passa. O francês é hoje a 9ª língua mais falada do planeta, sendo que mais da metade dos francófonos possuem menos de 30 anos de idade e é a 3ª língua da internet à frente do espanhol, do alemão e atrás do inglês. A Festa Internacional da Francofonia é uma realização da Aliança Francesa de São Paulo, AUF Agence Universitaire de la Francophonie, Bureau du Québec à São Paulo, Consulado da Bélgica + WBI, Consulado do Canadá, Consulado da Suiça, Consulado da França em São Paulo, Consulado do Senegal, OIF, SESC-SP.