• ABRAPT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM TRADUÇÃO

    É com prazer que divulgamos o XI Congresso Internacional da ABRAPT e V CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRADUTORES, que acontecerá de 23 a 26 de setembro de 2013 na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Florianópolis.

    A chamada deste congresso está dirigida à comunidade acadêmica: professores universitários, alunos de pós-graduação, bem como aos especialistas e profissionais da área, que desenvolvam pesquisas no campo da tradução.

    Agradecemos a divulgação do presente convite entre seus colegas e contatos, estudiosos da tradução e profissionais da área, pois acreditamos que uma participação numerosa e diversificada no campo da tradução enriquecerá o debate e ampliará o diálogo interdisciplinar.

    Tradutores, intérpretes, pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação inscrevam-se no simpósio da sua escolha diretamente com os coordenadores.

    Enviem o resumo da sua proposta de comunicação para os coordenadores do simpósio que escolheu até 28 de fevereiro de 2013!

    ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: QUESTÕES DE TRADUÇÃO JURÍDICA E DE TRADUÇÃO JURAMENTADA

    Voltado para pesquisadores universitários, tradutores públicos e tradutores com especialidade em tradução jurídica, e situando-se na confluência entre a jurilinguística e a tradutologia, este simpósio visa à discussão das árduas questões que envolvem a prática da tradução jurídica. Prática compreendida como lugar onde a reflexão e a experiência emergem, processo e produto que  toma corpo nos textos e discursos traduzidos.

    Considerando-se a diversidade de línguas, culturas e sistemas jurídicos que estão na base do trabalho teórico e prático de tradução, serão enfatizados questionamentos sobre as funções e especificidades do texto jurídico, questões de equivalência e fidelidade, argumentação jurídica e modos de organização do discurso, bem como a formação do tradutor jurídico.

    Coordenadores: Teresa Dias Carneiro (PUC-Rio) e Márcia Atálla Pietroluongo (UFRJ)
    E-mails: teresadc@terra.com.brpietromarcia@gmail.com
    Línguas aceitas para as comunicações neste Simpósio: português, inglês, francês e espanhol.

    Para maiores informações sobre o evento:

    http://abrapt.wordpress.com/2012/12/07/simposios-propostos/

    Contato: abrapt.contato@gmail.com