• “O corpo humano é uma máquina construída para o movimento. Não fosse assim, para que tantos ossos, músculos e articulações? (…) Tendo em vista essa citação e a nova forma do trabalho moderno, em que a posição sentada é uma constante, faz-se necessário sugerir algumas dicas, para lidar com esse paradoxo imposto para a anatomia humana.” (VARELLA, Dráuzio – Estilo de vida)

    POSTURA CORRETA AO SENTAR 

    Ajustar, inicialmente, a cadeira à pessoa, de forma que os joelhos fiquem no mesmo nível das coxas, quando os pés tocarem o chão. Não cruze as pernas. As costas devem ficar em posição ereta e coladas no encosto da cadeira. Esse encosto deve ser de tal forma, que mantenha a curvatura lombar na região inferior das costas.

    Mesmo que a cadeira seja um primor em ergonomia, a permanência nessa durante muito tempo gera dores por todo o corpo.

    AS DORES DO SENTADO

    As dores são consequência não só da má postura ao sentar, mas, também, do prolongado tempo nessa posição. A ação de sentar de forma demorada causa: compressão da coluna, tensão muscular no pescoço e nuca, enrijecimento das articulações, má circulação, pressão na região renal, etc., episódios que desencadearão doenças osteomusculares e de outra natureza.

    CONTRAPOSIÇÃO DO SENTAR PROLONGADO (pequenas ações)  

    O ideal é exercitar-se diariamente, mas muitos alegam que não têm tempo. Para compensar isso, eis aqui algumas dicas para diminuir o sedentarismo:

    - Faça minicaminhadas. Caminhe durante os intervalos para o café. Arranje uma reunião do tipo ‘caminhe-e-fale’ em vez de ‘sente-e-fale’.

    - Suba escadas. Caminhe pelo menos um pouco da distância para cima ou para baixo no edifício;

    - Estacione e ande. Estacione o carro longe do escritório (ou da loja, quando estiver fazendo compras);

    - Caminhe no intervalo da hora do almoço. Você voltará revigorado. Use sapatos confortáveis;

    - Movimente-se enquanto estiver ao telefone;

    - Dance, pois dançar também é um excelente exercício e diversão;

    - Faça trabalhos domésticos e de jardinagem, como: cortar grama, lavar o carro, etc. São todos movimentos.

    - Finalmente, convém ressaltar que é necessário praticar diariamente, para sentar-se de forma saudável. O sentar sadio mantém o corpo em um estado equilibrado de funcionamento.

    “Diversos especialistas em estudos comportamentais e em neurociência garantem que são necessários 21 dias de prática continuada e em padrões similares de uma determinada ação para que ela se torne um novo hábito em sua vida. (…)”.

    Fonte: http://www.trt7.jus.br/das/htm/informativo/postura_sentar.html