• PROCESSO SELETIVO | 1º SEMESTRE de 2013

    INFORMATIVO sobre o CURSO SEQUENCIAL INTÉRPRETE EM LÍNGUA INGLESA da PUC-SP

    O Edital referente ao Processo Seletivo do Curso Sequencial Intérprete em Língua Inglesa, da PUC-SP, está disponível no site www.pucsp.br  link “Vestibular” + “Outras formas de ingresso” + “Cursos Sequenciais” + “Inscrições” + “Editais”.

    As inscrições já estão abertas e vão até 4 de janeiro. Os procedimentos, documentação, local e horário da inscrição estão indicados no Edital.

    O Processo Seletivo tem atendimento individualizado, com entrevista e mais alguns testes orais específicos de inglês, português e cultura geral.

    Os candidatos que cumprirem as formalidades de inscrição (incluindo geração e pagamento de boleto de pagamento da taxa de inscrição e entrega da documentação) até dia 14 de dezembro, serão contatados por funcionária da Universidade para agendamento individualizado das provas e entrevista, que acontecerão entre 16 e 18 de dezembro, no Centro de Estudos para Aprendizado de Línguas (CEAL) da PUC-SP, no Campus Monte Alegre – Prédio Bandeira de Mello, Andar Térreo – Sala: 67/69.

    O resultado será divulgado no site da PUC-SP, em 14 de janeiro.

    O candidato aprovado deverá comparecer nos dias 21 ou 22  de janeiro na SAE – Secretaria de Administração Escolar, Rua Ministro de Godoy, 969, Perdizes, São Paulo- CEP:05014-901. Telefone: (11) 3670-8484- Horário: Das 10h às 18h, para efetivação da matrícula.

    Os candidatos que realizarem o procedimento de inscrição nos dias 2, 3 ou 4 de janeiro  também serão contatados para agendamento; porém, diferentemente do que consta no Edital, as provas terão lugar somente no mês de fevereiro.
    SOBRE O CURSO

    O curso tem a duração de dois anos.

    No primeiro ano, as disciplinas  obrigatórias acontecem uma noite por semana, das 19h40 às 23h00. O aluno pode, também, cursar disciplina optativa (veja a informação mais abaixo) e, nesse caso, viria à PUC mais uma vez.

    No segundo ano, o aluno tem aulas duas vezes por semana, mas, em situações de caráter excepcional, existe a possibilidade de cursar apenas as disciplinas oferecidas em um desses dois dias (nesse caso, o curso se estenderá por mais tempo).

    A estrutura curricular é a seguinte:

    Primeiro Ano: EIXO DE FUNDAMENTAÇÃO
    1º semestre do curso
    Notação e Expansão Lexical para Intérpretes – 2 CRÉDITOS
    Compreensão Oral para Intérpretes – 2 CRÉDITOS

    2º semestre do curso
    Introdução à Interpretação – 4 CRÉDITOS, abrangendo ‘sight translation’
    (tradução oral à primeira vista) + interpretação consecutiva

    Segundo Ano: FORMAÇÃO ESPECÍFICA
    3º semestre do curso
    Teoria da Interpretação – 2 CRÉDITOS
    Prática de Interpretação: Inglês>Português I – 4 CRÉDITOS
    Estágio de Interpretação I – 2 CRÉDITOS

    4º semestre do curso
    Prática de Interpretação Português>Inglês- 4 CRÉDITOS
    Prática de Interpretação Inglês>Português II- 2 CRÉDITOS
    Estágio de Interpretação II – 2 CRÉDITOS

    São oferecidas ainda Disciplinas Optativas que variam de um semestre para outro. Dentre elas, o  Uso Profissional da Voz (3 créditos), que é oferecida em conjunto para os alunos de telejornalismo e ministrada pela Dra. Leny Kyrillos, professora do Departamento de Fonoaudiologia. Os alunos também podem cursar, como optativas, disciplinas específicas do Bacharelado em Tradução.

    Uma das características que destacam o Curso de Formação de Intérpretes da PUCSP é a oportunidade de os alunos atuarem, sob a orientação dos professores, em situações reais de interpretação simultânea e consecutiva, tais como congressos, seminários, cursos e simpósios internacionais sediados na instituição ou fora dela, quando solicitados pelos organizadores.

    Quanto a preços, o curso funciona em regime de créditos, de modo que o valor a ser pago depende das disciplinas que o aluno cursar em cada semestre. Os preços são altamente competitivos.

    Para os alunos ingressantes na turma NA1 (com aulas às quartas-feiras, das 19h40 às 23h, no 1º semestre de 2013), a mensalidade, levando em conta os valores praticados até recentemente, ficaria em torno de R$300,00. Esse é um valor apenas aproximado, sem caráter oficial, para servir tão somente de parâmetro.

    Os alunos concluintes recebem o CERTIFICADO DE COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM NÍVEL SUPERIOR: INTÉRPRETE EM LÍNGUA INGLESA.

    ***

    O Curso de Intérprete em Língua Inglesa é reconhecido pela PORTARIA Nº. 2811, de 6 de setembro de 2004, do MEC, e por cumprir os critérios estabelecidos pela AIIC (Association Internationale des Interprètes de Conférence) passou a figurar no on-line Directory of Schools www.aiic.net da referida entidade, sediada em Genebra.