• A USP inaugurou em março, o prédio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, localizado na Cidade Universitária – Butantã. O edifício, com 20 mil metros quadrados de área, abrigará 60 mil volumes de livros e documentos sobre o Brasil, com destaque para a coleção reunida pelo advogado, empresário e bibliófilo José Mindlin, doada a USP em 2005.

    Assista abaixo à reportagem sobre a abertura da Brasiliana ao público:

    Acesse também o site: http://www.brasiliana.usp.br/

    – Brasiliana USP: uma Biblioteca Digital para todos

    “O vírus do amor ao livro é incurável, e eu procuro inocular esse vírus no maior número possível de pessoas.” – José Mindlin

    A USP guarda um acervo bibliográfico e documental sobre assuntos brasileiros impar no País e no mundo. A responsabilidade por ampliar o acesso aos seus acervos, aliada ao fato de a Universidade reunir os recursos técnicos e tecnológicos que permitam fazê-lo, resultou no caráter estratégico do Projeto BRASILIANA USP: a formação de uma brasiliana digital, a ser construída por uma rede nacionalmente articulada de instituições públicas e privadas dispostas a dela participarem. A Universidade de São Paulo, com este Projeto, assume a tarefa de tornar irrestrito o acesso aos fundos públicos de informação e documentação científica sob sua guarda.

    Acessível ao público desde junho de 2009, a Brasiliana USP tem como meta oferecer para a pesquisa a maior Brasiliana custodiada por uma instituição de ensino em escala mundial, tornando-a disponível em linha na rede mundial de computadores (Internet). O Projeto Brasiliana USP implica, portanto, a permanente interface entre as atividades fins da USP – formação de quadros, pesquisa e divulgação de resultados – articulados por um vetor estratégico de alcance nacional. Com forte apoio da Fapesp, do Ministério da Cultura, da Petrobras e do BNDES, o Laboratório da Brasiliana USP tornou-se referência nacional no campo da digitalização de acervos, destacando-se no compartilhamento de tecnologia e inovação com outras instituições no Brasil.

    Fonte: http://www.brasiliana.usp.br/pt-br/sobre